terça-feira, 29 de setembro de 2015

Da Série: Susan Kate também é cultura.. (12)

Há muito tempo, quando eu ainda atualizava esse blog com uma frequência decente, eu contava um pouco sobre os livros, filmes, seriados, espetáculos do mês com um pequeno review.
Como eu fiquei quase um ano sem fazer, não anotei exatamente tudo que eu vi nesse tempo, mas aí vão os mais importantes, já incluindo setembro/15:
(Obs: Agora tem uma classificação de indicação de um a cinco)

------------------------------------

Filmes

A Teoria de Tudo
Conta a história real do fisico Stephen Hawking e de como sua doença, embora degenerativa,  não afetou sua inteligência e nem o impediu de ser brilhante.
A história é comovente e o ator, vencedor do Oscar, maravilhoso!
Indico: ****

Jogo da Imitação
Conta a história real de Alan Turing (que inventou o computador) e sua importância na Segunda Guerra Mundial.
O filme é, algumas vezes, lento e confuso, porque fica indo e voltando no tempo, mas eu adorei a forma como foi contado, nos fazendo ver, dentre outras coisas, que a orientação sexual não vai determinar a capacidade de ninguém!
A atuação do Benedict Cumberbatch está ótima! E a voz dele é sensacional, então se você souber inglês, pode fechar os olhos e ser feliz!
Indico: ****

Insurgente*
É a adaptação para o cinema do segundo livro da série Divergente.
Achei bem adaptado, como o primeiro. Mas muitas coisas tiveram que ser suprimidas e modificadas. Daí, não sei como eles vão fazer o terceiro filme fazer sentido!
Indico: ***

Loucas pra casar
Malu (Ingrid Guimarães) é a secretária e namorada de Samuel (Márcio Garcia) há três anos e, enquanto espera um pedido de casamento, descobre que ele mantem relacionamento com outras duas mulheres!
Por incrível que pareça, eu achei o filme engraçado e o final surpreendente!
Um dos poucos filmes de comédia brasileiro que eu curti e indico!
Indico: ****

Golpe duplo
Nicky (Will Smith) é um trapaceiro profissional e acaba se envolvendo com Jess (Margot Robbie), uma de suas pupilas que, anos mais tarde, torna-se a namorada de uma de suas vítimas (interpretada pelo Rodrigo Santoro)!
Adorooooo o Wil Smith. A história é um pouco previsível, mas é divertida e te faz enxergar o mundo sob a ótica dos malandros.
Indico: ****

Princesa e o Sapo
Conta a fábula da princesa que beija o sapo para encontrar seu príncipe, mas de uma forma diferente!
EU ACHEI FOFÍSSIMO! A lição que fica, pra mim, é que o amor de nossas vidas pode não vir no momento que esperamos ou desejamos e nem da forma convencional, mas quando ele aparecer, você vai aceitá-lo e vivê-lo intensamente!
Indico: ****

Divertidamente
A história se passa na cabeça de Riley, uma pré-adolescente de 11 anos, comandada por 5 sentimentos: Alegria, Tristeza, Nojo, Raiva e Medo.
É simplesmente MARAVILHOSO!
O filme mostra como nossas memórias de infância - boas ou ruins - podem determinar quem somos e que a tristeza é, muitas vezes o chamariz da alegria!
Indico: *****

Livros

Convergente*
Último livro da série Divergente.
Livro mais pesado e cheio de dramas. Um pouco cansativo. O final é bem louco e tenho certeza que a autora tava meio cheirada, mas muita gente vai odiar!
Indico: ***

Quatro
É a mesma coisa que Divergente, só que do ponto de vista do Quatro (ou Tobias, que, aliás, é um nome maravilhoso para um gato).
Um tanto repetitivo e previsível, sobretudo para quem leu a saga, mas explica alguns pontos da personalidade e das atitudes dele.
Indico: ***

Cinquenta tons de cinza
Trata da história de "amor" entre Anastasia Steele (uma jovem universitária, comum e virgem) e Christian Grey (milionário, lindo e sadomasoquista).
Teoricamente é um conto erótico. Mas está mais para "toma aqui, menina, leia e descubra o quanto você é mal comida!"
É um excesso de descrição e mentira que eu fiquei até envergonhada!
Basicamente é uma versão jovem de Crepúsculo, outra saga que eu achei uó!
Indico:

O chamado do Cuco
Cormoran Strike, detetive particular falido e cheio de problemas pessoais, é contratado para investigar a morte da jovem modelo Lula Landry, conhecida como Cuco, após rumores de que seu suicídio talvez tenha sido armado.
Robert Galbraith é o pseudônimo da minha querida J.K.Rowling. Só isso deveria bastar para expressar o quão bom o livro é. Mas, somado a isso, ela conseguiu pegar meu gênero favorito (romance policial) e colocar personagens HUMANOS e REAIS. O final é muito bom, apesar de eu ter suspeitado desde o princípio!
AMEIIIIII!
Indico: *****

Bicho de Seda
No segundo livro da série, Cormoran é chamado para investigar o desaparecimento do escritor Owen Quine, após a divulgação de um livro que criticava indiretamente, muitos de seus conhecidos, amigos e inimigos.
A realidade dos personagens é algo assombroso. O final é muitoooooooo bom e eu só suspeitei porque sou muito treinada pela tia Agatha a nunca descartar ninguém.
AMEI MUITOOOO!
Indico: *****


Ética e vergonha na cara
Transcrição de um bate papo entre Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho sobre diversos assuntos envolvendo ética e corrupção.
Achei muito fácil de ler e muito útil para estimular debates, sobretudo na realidade que vivemos.
Danilo me encheu o saco para ler e eu tenho que admitir que eu ADOREI!
Indico: *****

1808, 1822 e 1889
Três livros que narram momentos históricos do Brasil com a fuga da Família Real para o Brasil, a Independência e a Proclamação da República.
É a história real, contada de uma forma fácil e interessante!
Me fez entender porque esse país é essa cagada que é.
Indico: *****

Zodíaco
Conta a trajetória do serial killer que se auto intitulava "Zodíaco" e fez, aproximadamente 50 vítimas entre 1966 e 1979, quando parou, subitamente de se comunicar com os jornais.
Surreal e assustador que existam pessoas, mesmo que poucas, com esse prazer assustador de matar! O livro foi mal traduzido ou mal editado, mas, de forma geral, nos deixa ter um pouco da visão de um psicopata americano.
Indico: **

Eu estive aqui
Após o suicídio de Meg, Cody, sua melhor amiga, resolve investigar sua morte e acaba descobrindo que o perdão é um item extremamente necessário em sua jornada para a cura emocional.
Eu fiquei extremamente tocada pelo enredo e me fez pensar que, todos os dias, podemos viver com as pessoas sem as conhecer de fato!
Indico: *****

Espetáculos

Tô Grávida
Quando um casal de namorados é pego com a notícia da gravidez, o público acompanha a reação do homem e da mulher.
Na minha opinião, a peça parece ter sido escrita por mais de uma pessoa, o que faz com que ela perca um pouco da coerência ou coesão, sei la.
Mas até que levanta questões interessantes e importantes sobre o tema.
Indico: ***

Cinza
É, basicamente, a história da Cinderela, ou uma outra forma de contá-la, em formato de musical.
Eu achei louco e divertido! Mas o ponto alto fica por conta do Paulinho Serra que é muito engraçado!
Indico: ****

Rio de Felicidade
Espetáculo apresentado pela Cia Up Leon, após retorno do exterior, mistura de números de circo e dança.
Fui para ver meu irmão, que faz parte da companhia, mas fiquei encantada!
MARAVILHOSOS!
Indico: *****

Belle
Na história, Séverine, burguesa casada com um profissional bem sucedido, não consegue se realizar sexualmente com o marido, e decide visitar um bordel, onde passa a adotar o codinome Belle.
Sem palavras para descrever a beleza e a perfeição desses bailarinos que, a cada temporada, me impressionam e surpreendem mais! LINDOSSSS! Deborah Colker maravilhosaaaaaa!
Indico: *****

Seriado

Sherlock
Baseado na obra de Sir Arthur Conan Doyle, é uma versão atualizada do mais famoso detetive da literatura mundial.
Além de ser adaptação de Sherlock, é interpretado pelo maravilhoso Cumberbatch, ou seja, não preciso nem dizer o quanto eu ovulo assistindo cada episódio que dura, em média, 1 hora e meia!
Indico: *****

Once Upon a Time
Os personagens das histórias infantis perdem a memória e são confinados em uma cidadezinha dos EUA. Emma, a filha da Branca de Neve, é quem deve salvá-los!
Eu fiquei absurdamente viciada e vi uma temporada e meia em um dia! Como sobreviver?
Indico: *****

------------------------------------

* Corrigido, após comentário da amiguinha abaixo! ;)

------------------------------------

É isso!

beijo =*

3 comentários:

  1. O segundo livro da série Divergente é Insurgente não? Convergente é o terceiro. ;)

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah! Amei o post!
    Na parte dos filmes, não assisti ainda "A Teoria de Tudo", pq tô lendo o livro... quero acabá-lo, pra fazer aquela comparação de sempre.
    E loucas pra casar, eu super recomendo tb! Assisti de maneira despretensiosa, e me surpreendi positivamente!

    Sobre os livros, confesso que adoro 50 tons (um dos meus guilty pleasures)... mas concordo que é o tipo de leitura que não acrescenta em nada, sem contar que em certos momentos tive dificuldade de entender as posições descritas no livro... hahaha
    1808, 1822 e 1889 quero ler, pra entender tb a cagada que é.
    E Zodíaco eu vi o filme, não sabia que tinha o livro. Como adoro serial killers, ta na minha lista!

    Espetáculos: Vergonhosamente, não vi nenhum deles.. Última vez que fui ao teatro, foi no Grandes Atores, pra assistir ao Stand-up do Sergio Mallandro.....

    Seriado, Sherlock não acompanho, mas já vi alguns episódios e faz parte da imensa lista de séries que quero assistir.
    Agora, Once Upon a Time, EU AMO!!!!
    Estou vendo também House of Cards com o Rafa, muuuuuito bom!!

    \o/
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Amei amiga! Bom que o que eu não li. Leio agora, dps da sua indicação!

    ResponderExcluir