quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Da Série: Coisas que me irritam... (14)

... Coitadismo!

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que DE FORMA ALGUMA estou negando a existência de qualquer tipo de preconceito. Pelo contrário, esse país é repleto de racistas, homofóbicos e machistas.

Minha irritação fica por conta das pessoas que acham que TODO e QUALQUER comentário ou atitude pode ser AUTOMATICAMENTE traduzido em preconceito!
E mais do que isso, se apoiam nisso para cair numa postura "pobre de mim" por não conseguirem as coisas na vida!

Falo isso depois de dois episódios recentes:


2) A trans preterida
Entrei no ônibus e vi que tinha duas opções de lugar, em lados opostos do corredor. Um ao lado de um transsexual e outro ao lado de um cara cis.
Levei meio segundo para decidir sentar ao lado do segundo cara.
Daí, muitos poderiam afirmar: TRANSFÓBICA MALDITA!
Quando na verdade, a minha escolha teve como base a posição do sol e a ausência de ar condicionado.
Após quase um ano fazendo o percurso, sabia que, a maior parte do tempo eu ficaria exposta ao sol, se me sentasse ao lado do trans, e eu não estava disposta a isso!

Obviamente que outras pessoas julgaram, usando de seus pré-conceitos ou mesmo experiências. Evitaram o banco, olharam torto, fizeram comentários maldosos e chacota. O ponto é que não podemos usar isso para afirmar que todos os habitantes do Rio de Janeiro que decidissem se sentar em outro lugar são tão babacas quanto esse grupo, às vezes pequeno, de "pessoas"!

Mais uma vez: não estou aqui para dizer que devemos ignorar os sinais claros de apartheid e abaixar a cabeça para os idiotas que aqui habitam! O meu ponto está em não GENERALIZAR e achar que qualquer coisa é um sinal claro de ódio e opressão!

Sim. Olhares podem ser cruéis. Mas, muitas vezes, são só olhares curiosos de pessoas não habituadas a determinada realidade ou doutrinadas a serem burras!

Existem pessoas imbecis? Aos montes! E talvez nunca deixem de existir! 
Outra história? Sim!

Mais uma vez entrando no ônibus, dessa vez cheio, vi que tinha um lugar vazio no meio. Fui, esperançosa, mas pronta para dar de cara com o chão vomitado (geralmente é por isso que o banco está vazio).
Quando me deparei com um rapaz negro, sentado todo encolhido encostado no vidro, mãos nos bolsos, capuz na cabeça e percebi ser essa a causa do banco vazio.
Pedi licença, porque o menino ocupava parte do banco vizinho, e fui linda e sentada da Barra até Copacabana em um ônibus lotado que pegou um puta engarrafamento.
O que eu tenho a dizer para as pessoas que ali estavam e não sentaram? A idiotice de vocês me rendeu um lugar para sentar! OBRIGADA, seus putos!
E, sinceramente, talvez o garoto nem tava ligando para isso, só queria dormir e se proteger do frio!

Enfim, não podemos esperar um mundo perfeito para só então viver. Devemos, antes de tudo, servir como exemplo de mudança! Levantar a cabeça, mandar uns "se foder pra lá", mesmo que mental! E lutar por um planeta mais justo!
Mas, sem coitadismo, peloamordeDeus!

Um comentário: