terça-feira, 23 de agosto de 2011

Da Série: "Eu admito..." (6)

...eu sou preconceituosa!

Nãoooooo, eu não to dizendo que eu sou racisma, homofóbica ou contra a interação com pessoas com deficiências físicas e mentais (tem nome isso?), embora eu admita ser um cadinho xenofóbica. Isso não é ser preconceituosa é ser idiota!

Eu admito que eu sou precoceituosa no sentido de ter sempre um pré-conceito sobre tudo e de sempre me guiar pelos meus instintos. São as famosas "regrinhas da Susan" como diria meu amado namorado.

Funciona assim: Eu vivencio uma mesma situação duas repetidas vezes e crio um padrão para os acontecimentos - causas e consequências - e a partir daí, todas as vezes que me parece que a situação irá se repetir eu já tenho o diagnóstico.

Vou te falar, isso é um dom e uma maldição (como diria o Monk)! Porque antecipar situações nem sempre é saudável, sobretudo quando você está na TPM e fica antecipando um monte de sofrimento, desconfiança e estresse! Mas tem suas vantagens. Por exemplo quando eu deixo de aprofundar a amizade com fulaninha porque já sei, por experiências, que o tipo de pessoa que ela é não combina com o meu eu lírico.

Quanto aquele outro tipo de preconceito, eu admito que tenho o chamado (por mim) preconceito visual que NÃO está ligado a cor da pessoa e sim ao seu modo de se vestir, seu comportamento e, claro, seus gostos musicais...

Sempre procuro ficar alerta ao tipo de pessoa ao meu redor. Por exemplo, ao escolher onde sentar no ônibus, caso não tenha alternativa (ou seja, todos os lugares vazios do lado de mulheres, crianças e idosos já estejam ocupados), verifico muito bem ao lado de quem eu sentarei, me questionando: "Ele tem cara de cidadão cumpridor de seus deveres? Beleza!"; "Tem cara de estuprador impiedoso? Políííícia, come over here (Skorpion, né Caio?)"; "Ta ouvindo pagodin no celular? Cadê o banco mais longe dele?"; "Não tem qualquer expressão facial? Oi Hermes! (Piadinha interna, sorry...)"...Tudo isso enquanto entro no ônibus, passo pela roleta e chego no corredor.

Se me sinto culpada? Às vezes, quando cometo enganos. Se me sinto mais segura sendo assim? Com certeza! E assim vou levando a vida: desconfiada da silva!

2 comentários:

  1. Não se sinta culpada, esse é um mecanismo de defesa... Eu também faço isso. É claro que as vezes (raramente) a gente se engana sobre alguém... mas é melhor descobrir depois que "poxa, até que aquela pessoa era legalzinha" do que ignorar seus "instintos" e se dar mal! rsrsrs E se for parar pra pensar, será que não é exatamente assim que funciona o tal do "instinto"? Ah, o Hermes deveria ficar feliz, opis se todos agissem como vc, ele sempre teria um banco duplo no busão! ahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Triste é qndo vc descobre q baixou as guardas e deu de cara com Danilao.. huahauhauhauhauhauhauha
    =P
    Mas já q vc adimitiu... Sou pre-conceituosa tb!!!

    ResponderExcluir