quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Da Série: Momento Filosófico (2)

E já que eu estou nessa vibe de estudar Filosofia - na faculdade por causa de uma disciplina e no trabalho por causa de um cursinho online - deixo para vocês um texto interessante e que serve como lição de moral!

Boa leitura!


TRÊS PENEIRAS

Um dia um rapaz falou para o grande filósofo Sócrates (470 - 399 a.C.) que precisava contar-lhe algo sobre alguém. Sócrates imediatamente perguntou-lhe: "O que você quer me contar já passou pelas três peneiras?"
"Três peneiras?" perguntou-lhe o rapaz.
Daí que Sócrates retrucou:"Sim, veja:

A primeira peneira é a VERDADE
O que você vai contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve passar, então, pela segunda peneira.

A segunda peneira é a BONDADE
O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir o caminho e a fama da pessoa ou ajuda a destruí-la? Se o que você deseja me contar é verdade e uma boa coisa, deverá passar, ainda pela terceira peneira.

A terceira peneira é a NECESSIDADE
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E Sócrates concluiu: "Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e seu irmão, iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, parceiros do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!"

Um comentário:

  1. AMO esse texto! muito bom!
    gostei da sua vibe filósofa... espero mais posts hahaha!

    beijos

    ResponderExcluir