segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Da Série: Aleatoriedades (5)

Empatia

Trata-se daquele "sentimento psicológico" de agir e sentir como se estivesse na posição de outra pessoa.
O resultado esperado é de maior compreensão e o desejo de ajudar a pessoa, uma vez que você "entende" o que ela está passando e não gostaria de estar "na pele dela"!

Na realidade, nem sempre é o que ocorre e a razão é muito simples: as pessoas são diferentes e encaram os problemas que a vida apresenta de acordo com suas experiências, preconceitos e personalidade.
Ou seja, posso tentar imaginar como alguém está se sentindo em relação a algo, mas nunca saberei exatamente e realmente como é.

Por isso, acho que a empatia só é realmente eficaz se, além de se pôr no lugar da pessoa, você tenta pensar COMO a pessoa. O que é absurdamente difícil!

Exemplo: O cachorro da sua amiga morre e ela, de tão triste, falta seu aniversário. Você talvez consiga imaginar como ela se sente, mas nunca saberá ao certo. E esse entendimento dos motivos dela que te fará "perdoar" ou não a sua ausência.

Outro exemplo: O motorista da frente dá uma freada inesperada, sem qualquer tipo de sinalização, fazendo com que você quase bata na sua traseira. Agir com empatia seria, ao invés de amaldiçoá-lo, tentar imaginar os motivos que o levaram a tomar tão atitude.

Eu venho tentando praticar a empatia todos os dias, desde que conheci meu noivo (que vive me incentivando a isso). É um exercício complicado e deveria ser diariamente posto em prática por todos. Assim, talvez, teríamos um mundo melhor!

Beijo! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário