terça-feira, 10 de julho de 2012

Rapidinha (nem tanto) do Trânsito (4)

E como no bairro onde eu moro só passa uma linha de ônibus que fica lotado porque sai catando tudo quanto é corno, alguém teve a sacada de montar uma linha de van e colocar os pilotos da fórmula truck como motoristas.

E aí, o bom é que quando eu pego van eu chego com uns 10 ou 15 minutos de vantagem. O ruim é que eu vou amassagada entre uma nem e um funkeiro do bonde do tigrão.

Mas acontece que, na ausência da cordinha gritenta (aquela que tem nos ônibus), os passageiros têm que avisar ao cobrador (o rapaz que fica em pé, com a cabeça do lado de fora berrando) onde eles irão descer.

Depois de algum tempo de prática, esses rapazes bolam estratégias para agilizar as coisas. E então, no lugar de esperar um berro repentino, eles perguntam, com uma certa antecedência, se alguém vai descer em determinado ponto.

O fato é que as pessoas, quase sempre, estão com fones de ouvido (para abafar a barulheira de uma van). E, invariavelmente, nem tchum pro trocador. E aí:

Trocador (2 km antes da rua Uruguai): Vai descer alguém antes da rua Uruguai?
Povo: ...
Trocador (500 m antes da rua Uruguai): Num desce ningém antes da rua Uruguai? Rua Uruguai desce alguém?
Povo: ...
Trocador (100 m antes da rua Uruguai): Rua Uruguai vai descer alguém?
Povo: ...

Trocador (50 m antes da rua Uruguai): Por enquanto não tem ninguém, João (o motorista), mas você sabe como eles são, né? Sempre tem alguém que desperta do sono profundo bem a tempo de...
Alguém (5 m antes da rua Uruguai): Rua Uruguai desce!

Motorista freia bruscamente, todos os passageiros são lançados para frente. Susan, que está em pé, vai quase com a cara no pára-brisas.

Trocador: Aí, num falei. (Virando pros passageiros) Vocês fazem de propósito, né?
Mulher louca qualquer: Não, eu não, eu to prestando atenção! Mas o povo fica ouvindo música e se desliga, né?
Trocador (300 m antes da Parmê): É, eu sei. Aí que tá o mal. Ok, mas vamos tentar de novo, né João? Desce alguém antes da Pça Sãens Pena? Parmê, Ultra, Tijuca Tênis Clube?
Povo (incluindo a mulher louca): ...
Trocador (200 m antes da Parmê): Galera, desce alguém antes da Pça Sãens Pena? Parmê, Ultra, Tijuca Tênis Clube?

Povo (incluindo a mulher louca): ...
Trocador (100 m antes da Parmê): Vocês têm certeza? Num desce ninguém antes da Pça Sãens Pena? Parmê, Ultra, Tijuca Tênis Clube?
Povo (incluindo a mulher louca): ...
Trocador (50 m antes da Parmê): Ok, João, por enquanto, só no Banco do Brasil.
...
Mulher louca qualquer (25 m antes do Ultra): Vou ficar no Ultra, tá, colega?
Trocador: Aí tá vendo? To dizendo! Vocês fazem isso de implicância! Num é possível.

--------

Pior do que isso, só quando as pessoas pedem pra descer em um lugar e depois mudam de ideia ou simplesmente se esquecem. Eu, por exemplo, já fui protagonista de uma dessas histórias. Sempre desço na Sãens Pena, mas naquele dia eu ia descer na rua Uruguai.

Rapazinho: Rua Uruguai deeeeesce?
Susan: Deeeeeesce!

A van para no ponto, o menino abre a porta.

Rapazinho: Ponto da rua Uruguai.
Susan: ...
Rapazinho (Falando comigo): Ô menina, cê num ia descer aqui?
Susan (Nem tchum pra ele): ...
Rapazinho (Me encarando): ?
Susan (Percebendo): Ih rapaz! Eu tenho que descer, né?!

E já estava na calçada quando ouvi:

Rapazinho: Cada maluca que me surge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário