...No transporte público!
Em
outro momento eu já deixei minha raiva com o trânsito carioca registrada. Agora vem a parte do complemento
1) Os preços!
R$2,35 para andar num cacareco cheio de barata e caindo aos pedaços?
Coisa que me deixa boladona é entrar num ônibus às 7h da manhã e o motorista avisar: "Olha, a cigarra* ta quebrada! Tem que avisar onde vai descer!"
Cara, são 7h da manhã, as pessoas vão ficar gritando: "Vou descer aqui, piloto!"; "Pilooooooto, era no outro ponto, ta surdo?!?". For God's sake!
O maluco já é motorista, cobrador, psicólogo (sim, porque quantas vezes você já não pegou um ônibus que tem uma mulherzinha conversando com ele sobre os seus "probremas"?) e guia turístico ("Sabe onde fica a Carmela Dutra?"), e ainda tem que ter a capacidade de ouvir os berros advindos de dentro do ônibus ao mesmo tempo que tenta manter o foco em todas as suas funções?
O absurdo do preço é pensar que eles cortaram a função dos cobradores e sobrecarregaram o motorista, sem dar a ele o aumento correspondente, e sem transformar esses aumentos em qualidade para os usuários.
2) Superlotação
Levanta a mão pro alto e faz um coraçãozinho quem já gritou: "Porra motorista, vai enfiar mais gente onde, no seu colo?"
Tem vezes que o desespero é tão grande que vira comédia, e as pessoas são muito mais engraçadas quando estão irritadas! E aí vem um falando mal do governo, outro falando mal da fiscalização, outro amaldiçoando o dono da empresa (eu faço isso, geralmente).
Há aqueles motoristas que tentam pôr ordem na bagunça e simplesmente começam a passar direto por todos os pontos de ônibus. E aí você:
* Que está do lado de dentro, entre duas gordas e um homem fedorento, agradece aos céus por ainda sentir as duas mãos, porque a sensibilidade dos membros inferiores já se foi há muito tempo;
* Que está do lado de fora, atrasado(a), irritado(a), cansado(a) e morrendo de fome/sono/sede/vontade fazer nº 1 ou 2 ou 3, acaba por lançar uma praga no sujeito e em toda sua família!
3) Falta de transporte, excesso de gente!
E qual o fator determinante para a lotação (além do horário de Rush), vocês sabem?
Simmm, os ônibus que ou demoram pacaceta ou se adiantam e passam antes da hora!
No bairro onde eu moro só existe uma empresa de ônibus que opera com três linhas. Uma das linhas (que vai pro centro da cidade) possui uma frota de - pasmem - 16 ônibus. Esses ônibus passam em um intervalo de meia hora, mais ou menos.
Se eu quero estar na Uruguaiana pra comprar lembrancinha de natal às 9h da manhã e eu sei que, com trânsito, eu levo uma hora, eu teria que sair às 8h da manhã., certo?
Errado! Eu teria que sair, pelo menos 7:45, pois o motorista de 7:30 pode estar atrasado ou o de 8:00 adiantado! Ai, se eu chego 7:58 e o ônibus das 8:00 já foi, é capaz de eu ficar plantada até 08:40 se o de 08:30 atrasar!
Ódio no coração!
4) As pessoas...
4.1) ...e as janelas!
Rio de Janeiro, segunda-feira, 20º, ônibus relativamente vazio.
Você entra no ônibus, trabalhado nas tralhas e suando devido à corrida para alcança-lo antes que ele partisse sem você! Entra, dá bom dia ao motorista e ao trocador, paga a passagem e visualiza um banco com janela e um sujeito sentado ali, só que no banco do corredor. Mais do que depressa você olha para o lugar, e caminha em direção a ele. E o que o sujeito faz então?
Isso mesmo, chega para o lado, ou seja, senta ao lado da janela aberta e FECHA!
Agora eu pergunto, POR QUE, MEU DEUS?
Tem coisa mais nervosa do que esse tipo de atitude de sujeitos (e sujeitas) que desrespeitam a vontade alheia de sentir uma brisa na face*?
4.2)...e as mochilas/bolsas/sacolas!
Gente, se o ser é um estudante, um executivo ou uma maquiadora, peloamordeDeus, ele/ela precisa carregar os apetrechos dele/dela!
Então, por favor:
* Ser da tralha: Lembre-se de, ao caminhar no interior do ônibus, fazer o possível para colocar seus baguios em uma posição tal que não arraste os seus colegas de transporte.
* Seres que estão sentados e felizes: Se ofereçam para segurar a mochila do amiguinho! O cara já ta ferradão em pé no engarrafamento, custa retirar um pouco do fardo dele?
4.3)...e as caronas!
Na boa, eu acho falta de respeito com os usuários que pagaram para estar usufruindo daquele serviço quando o motorista aceita dar carona pra um bando de gente.
Isso acontece direto no 629 (eu não sei o trajeto dele, só sei que passa na UERJ).
Eu entro e pago, dois pontos depois, sempre entram uns três ou quatro por trás, porque o "piloto deixou"!
Pior é que os sujeitos são fedorentos e só falam em assalto e em tráfico de drogas.
Que falta de sacanagem! (Como diria uma das fãs de Restart)
4.4)...e as necessidades especiais!
Cúmulo da falta de educação é não oferecer o lugar para uma gestante, pessoa com criança de colo, deficiente físico, idoso ou com algum problema nos membros superiores/inferiores.
Ou ainda, as pessoas que valendo desse direito acreditam que é obrigação do ser humano ceder o seu lugar.
Cada caso é um caso, e não temos o direito de julgar ninguém!
Por isso, vamos usar de discernimento, ok?
Situações:
1) Horário do Rush - Todos os ônibus estão lotados. Se o senhorzinho ou a grávida entraram no ônibus é porque ele também está com pressa, ou cansado! Por isso, corta a ladainha de "Ah, espera um ônibus vazio pra ir sentado!".
2) Horários normais, mas por algum motivo o seu ônibus tá cheio - É, aí você pode pensar na ladainha citada anteriormente, mas só pensar, ta? Se puder, pelo menos se ofereça para segurar a criança ou o material didático da menina que ta com uma bota ROBOCOP há duas semanas porque torceu o pé (mera coincidência, eu juro!).
3) A pessoa "normal" que está sentada e não cedeu o lugar pode não tê-lo feito por algum motivo sério: o cara ta gripado (e, portanto, morgadão), a mulher tá enjoada, a menina está com cólica.
beijos! =*
cigarra* = Quando você puxa a cordinha ou aperta o botãozinho num sai um barulhinho de cigarra? Então!
brisa na face** créditos ao
criador da expressão.